BEND5183

Ana Cristina

Belo Horizonte mg

Itabirana, radicada em Belo Horizonte desde 1981, Ana é cantora, compositora, publicitária, gestora e consultora de projetos, agitadora cultural.
Atua profissionalmente na música desde 1986, com grande respeito e respaldo de crítica e de público.
Foi Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a Secretaria de Cultura de Itabira, em 1997.
Na Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi a responsável por duas edições de sucesso do Projeto Música de Domingo, de 2004 a 2006.
Sua música já ultrapassa fronteiras, sendo executada em rádios de países da Europa como Portugal, Holanda, Bélgica e Itália.
Com atuação artística que extrapola o conceito de evento, produz uma rede de ações vinculando cultura, arte-educação e à sociedade.
Sempre gostou do carnaval das Marchinhas, influência de sua avó paterna, que era discotecária da Rádio Rio de Janeiro, e de sua mãe, ouvinte fiel do gênero.
Idealizadora do grupo de Marchinhas “Arlequins Mudernos”, pesquisa, há anos, a história do gênero, seus principais autores e composições.
Jurada de Festivais da Canção de Itabira, Paracatu, Ritápolis, Caixa e Sesi (BH), jurada de desfile de escolas de samba de Ritápolis e Ouro Preto.
Na Música Popular Brasileira, possui 08 CDs solo lançados: Outras Esquinas (1995), A Ponte (2000), Diário (2002), Poemas Musicados (2003) e os infantis “Histórias Cantadas da Arca de Noé” 1 (2005) e 2 (2007), Aquático (2014) e Sobre o Tempo (2015). E um livro: Aquático, lançado em 2014 (www.cdaquatico.com).
Primeiro Festival da Canção: Itabira, 1980, aos 14 anos, com a música Vento Norte, parceria com Lourival Drummond. Primeiro prêmio em festival: aos 15 anos, em 1981, no Festival da Canção de Itabirito, com a música “Dezenove”. No mesmo ano, recebeu mais 5 prêmios em três festivais, sendo dois de Melhor Intérprete. Ao todo, foram 18 premiações.
Primeiro Show-solo: 1984 – “Doce Presença”, Teatro Marília, BH, no Projeto Trampulim,
Primeiro show “profissional”: 1986, Semana Elis, Grande Teatro do Palácio das Artes, BH, a convite de Tutti Maravilha. Prêmios Especiais: Troféu Carlos Felipe (1993), Troféu ABANERJ(1994), Troféu Pró-Musica (2001), Melhores do Ano De Fato (2001).
Projetos em execução:
Circulação Aquático: espetáculo cênico-musical de seu novo CD para a infância. Já apresentado em MG, CE e BA, circula no primeiro semestre de 2016 por 15 cidades mineiras e uma baiana.
Sobre o Tempo, show e CD, lançados em maio de 2015, em circulação.
Circuito Infância: afluente do Caravana Poética, desde 2010 circula por Minas e Brasil levando música e poesia para crianças e educadores. Em 2014, esteve no Paraná, Rio de Janeiro e Ceará, além de Minas Gerais.
Caravana Poética – há 15 anos, Ana leva a escolas de BH e cidades do interior uma série de atividades que visam, por meio do fazer artístico, incentivar a leitura e à criação poética.
Atualmente, divide-se entre as turnês com os shows infantis Histórias da Arca, com a obra de
sites: www.sobreotempo.com www.anacristina.com.br www.caravanapoetica.com www.cdaquatico.com www.facebook.com/cdaquatico caravanapoetica.wix.com/historiasdaarca

Profissão: Compositora| Designer Gráfica| Pesquisadora| Produtora Cultural| Vocalista| Outra…

Estilo que toca: Breaks

Veja mais: www.sobreotempo.com

Veja mais: www.cdaquatico.com

Veja mais: www.historiasarca.com

videos e destaques